CrossFit Games: Saiba tudo sobre esta competição!

Você já deve ter percebido que o Crossfit ganha cada dia mais espaço dentro do universo fitness e nunca se falou tanto sobre esse esta modalidade. Você sabe o que é o CrossFit Games?

Talvez o termo “Crossfit Games” deixe você um pouco confuso. E isso é totalmente compreensível, afinal não existe uma divulgação em larga escala em torno de sua realização. Pensando nisso, nós da Império do Corpo resolvemos elaborar um post que te explica tudo que você precisa saber sobre o Crossfit Games! Se interessou? Então leia até o final e entenda o que é, e como funciona este universo!

Se você não sabe o que é Crossfit, então é melhor ver nossa outra matéria sobre.


Reebok CrossFit Games
O CrossFit Games é a maior e mais importante competição de Crossfit a nível mundial. A competição que existe desde 2007 tem como objetivo encontrar nada mais, nada menos que a pessoa com melhor condicionamento físico do mundo. Mas o tão sonhado título de vencedor do Crossfit Games não é nada fácil de conseguir. Em 2015, mais de 270 mil pessoas se inscreveram, e este número cresce a cada ano, devido à popularidade da competição estar em frequente ascensão.

Mas é claro que, como você deve imaginar, desde sua primeira edição até os dias de hoje, muita coisa mudou. Desde o nível de condicionamento dos atletas, a estrutura e a magnitude do evento em si. Primeiramente, em sua primeira edição participaram atletas e ex-atletas de diversas modalidades, não havia exigências e/ou pré-requisitos muito complicados para que os indivíduos participassem.

E claro, com a grande proporção que a competição começava a tomar, não demorou para que grandes empresas do mundo dos esportes voltassem seus olhos para esse mundo. E assim, quatro anos após sua primeira edição, entrou uma gigante dos artigos esportivos no jogo, e desde então, conhecemos o Reebok Crossfit Games, levando o nome do principal patrocinador, organizador e primeira empresa a desenvolver acessórios e roupas esportivas voltadas exclusivamente ao CrossFit.

Outra mudança de grande importância foi  o condicionamento dos atletas inscritos. Com o passar dos anos, a competitividade dentro da competição aumentou de tal forma, que a cada ano os inscritos parecem estar mais bem preparados. Quem acompanha e avalia as filmagens das competições pode, inclusive, constatar que os atletas da primeira fase dos dias de hoje são muito mais preparados fisicamente que o vencedor da competição em sua primeira edição. Já dá pra imaginar que tem que suar muito para subir no pódio do Crossfit Games, não é?

Entre as atividades desenvolvidas durante a competição estão: natação, corrida, levantamento de pesos, exercícios que testam a força dos atletas, e claro, os exercícios surpresa que mudam a cada ano e que acabam eliminando muitos candidatos por não se prepararem para eles.

Além da dificuldade envolvida nas tarefas propostas, existe o fator surpresa dentro das atividades já conhecidas, pois todas as provas são divulgadas poucas horas antes de começarem as baterias. Ou seja: Mesmo nos exercícios comuns, o candidato não tem tempo para preparar o psicológico para as provas. Se você achava que Crossfit era apenas uma competição que estimula músculos, saiba que o emocional também conta muito e pode, inclusive, eliminá-lo dos jogos.

Mas afinal, de que forma os homens e mulheres mais bem condicionados do mundo são “escolhidos” e chegam ao CrossFit Games? Vamos lá.

Quais são as etapas do CrossFit Games?

Bem, para chegar até o Crossfit Games os candidatos são “triados” através de duas etapas classificatórias, onde os mais bem condicionados fisicamente são selecionados para a grande final. Veja como funciona:

Primeira Etapa: The Open

Na primeira fase, atletas de todo mundo têm a oportunidade de estarem na final do Crossfit games. E quando falamos “atletas”, nos referimos a qualquer pessoa que são praticantes de Crossfit, independente da estrutura que utiliza para seus treinos (você pode ser um atleta que treina em academias super equipadas, ou treinar na sua garagem, não importa. Aqui o que realmente tem peso é o condicionamento do participante).

Nesta etapa, os inscritos participam de uma “competição online”. Mas como isso pode funcionar? Bem, primeiramente os participantes visualizam a postagem dos treinos de Crossfit (também conhecidos como WODS – Workout of the Day) através do site oficial, que ocorre em todas as Quintas-Feiras durante cinco semanas. Após acompanhar os treinos, os participantes necessitam gravar um vídeo reproduzindo o treino assistido, validar a filmagem com juízes credenciados à competição e postar na página do Crossfit games.

Muitos competidores iniciantes participam desta etapa apenas para se compararem aos demais inscritos, para assim terem uma noção do quanto a mais precisam se preparar para participar de verdade em edições seguintes. Essa é uma das grandes vantagens desta competição: Qualquer um pode participar!

Nestes vídeos, os atletas necessitam ter o cuidado de posicionar a câmera de forma que todos os movimentos possam ser devidamente visualizados e avaliados pelos juízes, e claro, com o tempo correto para realizá-los. Um diferencial dentro desta fase é o fato de existir a possibilidade de repetir o workout quantas vezes achar necessário ou conveniente dentro do prazo estabelecido.

Após a postagem dos vídeos e avaliação criteriosa dos juízes, os atletas com o melhor desempenho entre as 17 regiões espalhadas pelo mundo são selecionados para a próxima fase, para serem ainda mais “peneirados” para a grande final.

Segunda Etapa: The Regionals (Regionais)

Após os primeiros candidatos serem aprovados na primeira fase, começa a The Regionals (competição regional). Esta etapa é totalmente presencial, e é nesta etapa que o grau de dificuldade da competição começa a ficar muito alto.

Através de categorias por equipes e individuais, os atletas são avaliados durante três finais de semana, com exercícios de alta intensidade. Ao longo destes 3 finais de semana o número de atletas será reduzido após os dias de competição. Obviamente sobram os mais bem condicionados de cada região.

A classificação ocorre da seguinte forma:

  • EUA e Canadá: 20 homens, 20 mulheres e 15 equipes;
  • Europa e Austrália: 30 homens, 30 mulheres e 20 equipes;
  • América Lática, Ásia e África: 10 homens, 10 mulheres e 10 equipes.

Nesta etapa, as 17 regiões mundiais são reduzidas a apenas 8 regiões. Ou seja: Uma das regiões compete no máximo com 3 outras regiões mundiais. Já é uma grande redução, não é?

Bem, os participantes que chegam até este nível são comumente muito bem preparados, e com certeza já podem se considerar vencedores por estarem entre os melhores do mundo.

Mas é claro que o título de melhor do mundo é o que todos os competidores almejam, e é com essa motivação que cada um dá o seu máximo na próxima e última etapa: O tão sonhado The Games!

Etapa Final: The Games

crossFit Games peg board

Após as duas primeiras fases eliminatórias, finalmente chegamos à final. Esse é o sonho de absolutamente todos os atletas de CrossFit. Chegar ao Games já é algo realmente notável em relação ao nível de condicionamento físico e controle mental, principalmente com a qualidade dos atletas aumentando a cada ano.

Nesta etapa onde finalmente, os homens e mulheres mais bem condicionados do mundo competem entre si (em suas categorias), o vencedor sobe ao pódio para receber o título máximo no esporte: Fittest on Earth.

Para o The Games, apenas 5 mulheres e homens vencedores na fase de competição das 8 regiões mundiais são selecionados, e é aí que começa a grande “luta” física e emocional para se tornar o grande campeão.

A divisão ocorre da seguinte forma:

  • 40 homens
  • 40 mulheres
  • 40 equipes mistas (com 3 mulheres e 3 homens)

São 4 dias, mais de 10 provas, cada uma testando um número maior de capacidades físicas de cada atleta.

Pontuação

A forma de classificação é feita através de pontuação, onde as provas dos circuitos podem valer até 100 pontos, que são conferidos aos candidatos levando em consideração o resultado final.

As regras impõem que, caso o atleta não consiga realizar as atividades no tempo pré-estabelecido, além de sua pontuação ser reduzida, ainda há a penalidade de 1 segundo  para repetições não feitas no exercício em questão.

Visto que, muitas provas apresentam uma condição física mínima para realização, os candidatos que não conseguem alcançar este mínimo são automaticamente desclassificados.

No final dos circuitos, o atleta que somar mais pontos torna-se o vencedor do Crossfit Games.

Independente de você ser atleta ou apenas admirador do Crossfit, nós garantimos: É uma competição muito divertida de se acompanhar, e até mesmo se inspirar. Hoje em dia o Crossfit Games já é televisionado em canais de esporte na TV por assinatura, portanto é muito fácil de você assistir todas as provas. Além disso, você pode encontrar documentários que mostram cada treino e provas dos competidores na internet.

Dicas para o Crossfit Games

Caso você já seja um praticante de Crossfit e seja apaixonado pela modalidade, e deseje participar das seleções, saiba que muitos brasileiros já fizeram este caminho e se saíram muito bem. Mas obviamente, como você viu, é um longo e árduo caminho para percorrer, portanto preparamos algumas dicas para você começar a trilhar  este caminho. Veja só:

– Treino intenso: A dica mais óbvia, sem dúvidas. Você precisará treinar muito e com foco total no seu objetivo, preferencialmente com conhecimento de todos os exercícios que comumente aparecem nas competições.

A aptidão física adequada para uma competição deste nível é muito alta, portanto não há espaço para falta de dedicação. Ou seja: Treine pesado e com constância!

– Seja orientado por um bom profissional: Não estamos dizendo que obrigatoriamente você precisa ter um coach ou personal especializado ao seu lado na sua preparação, e que é impossível participar das competições sem este recurso.

Porém, você precisa ter em mente que somente um profissional da área saberá montar treinos com repetições corretas para o seu objetivo e para o seu biótipo, o que reduzirá muito sua margem de erro e acelerará o seu processo de melhora do condicionamento físico, tornando assim, suas chances mais consistentes.

Caso você seja iniciante, é ainda mais recomendável que você esteja amparado por um profissional qualificado.

– Conheça as regras: Conhecer como funciona a competição que você quer fazer parte é primordial para que você tenha sucesso. Portanto, assista às competições, e claro, saiba o regulamento na ponta da língua, para evitar equívocos que podem lhe custar a exclusão da competição.

– Não negligencie nenhum tipo de treino: É muito comum que os atletas baseiem seus treinos preparatórios levando em consideração os exercícios da competição do ano anterior. E se no ano anterior foram poucas ou nenhuma prova aeróbica, por exemplo, o atleta não dá muita atenção aos exercícios aeróbicos.

Esta é uma estratégia errada, pois como já mencionamos, as etapas contêm muitas surpresas, e acredite: os organizadores levam em consideração este tipo de mentalidade. A organização dos treinos da competição não segue um padrão claro, portanto você deve estar preparado e condicionado para tudo.

E é exatamente isso que se espera do vencedor, não é? Preparo físico ótimo para qualquer modalidade!

– Controle o emocional: Competições por si só já costumam causar grande stress e desgaste emocional, devido às cobranças pessoais e muitas vezes de outras pessoas. E adivinhe só: Isso atrapalha muito o seu desempenho.

Não é incomum que atletas façam acompanhamento psicológico para conseguirem manter-se focado e confiante no seu objetivo. Se você sentir que o seu emocional está sofrendo de alguma forma, procure ajuda para melhorá-lo.

E não se sinta fraco ou despreparado por conta disso. Lembre-se que você é humano, e auxílio psicológico é um grande recurso para aprendermos a lidar com nossos desafios como tal.

– Alimente-se e utilize suplementação correta: A alimentação e suplementação para quem deseja participar de uma competição como o Crossfit Games é de vital importância para o seu sucesso.

Uma alimentação equilibrada e personalizada vai garantir que você alcance a moldagem de corpo necessária para suportar os exercícios e claro, garantirá energia e vitaminas essenciais para que você consiga realizá-los de forma adequada e saudável.

Quanto à suplementação, podemos afirmar que se trata de um maravilhoso recurso para alcançar seus objetivos rapidamente, principalmente no que diz respeito à construção muscular.

Suplementos proteicos como Whey Protein, BCAA, Albumina, Creatina e à base de Carboidratos como Maltodextrina, Dextrose e Waxy Maize são muito utilizados, e garantem que você construa musculatura de forma saudável e rápida. Mas obviamente, você deve sempre procurar um nutricionista para montar sua estratégia nutricional e utilizar corretamente estes recursos.


Conclusão:

Agora que você já sabe tudo sobre o Crossfit Games e ficou animado com a modalidade, saiba que nós da Império do Corpo estamos aqui para fornecer informações de qualidade através do nosso blog, e claro, a melhor linha de suplementação do mercado. Acesse agora mesmo nosso site e escolha já os produtos para otimizar seus resultados!

Quer saber mais sobre o Crossfit Games? Então segue a dica:

Existem documentários sobre o CrossFit Games disponíveis na NetFlix!

Ficou com dúvida sobre este ou outro assunto?

Será um prazer lhe responder. Envie um e-mail para nossa equipe que lhe retornaremos em breve.

Forte Abraço. Até logo.