CrossFit ou Musculação: Qual é o melhor pra você?

Com a popularização do “ser fitness” a procura por modalidades como CrossFit se tornou muito grande. Mas afinal, qual a melhor opção: CrossFit ou Musculação?

Talvez essa seja a dúvida mais frequente entre os praticantes recreativos de exercícios físicos, a questão referente ao resultado proveniente em uma ou em outra atividade deixa muitas pessoas em dúvida.

E hoje nós da Império do Corpo vamos ajudar você a decidir!

Nesse artigo você vai saber:

  • o que é Crossfit
  • benefícios do Crossfit
  • benefícios da musculação
  • alimentação e suplementação para Crossfit e musculação

Em primeiro lugar é fundamental entender que não existe uma modalidade melhor ou mais eficiente que outra, a sua escolha vai depender do seu objetivo, mais do que qualquer outra coisa. Agora, se você também tem dúvidas quanto às diferenças entre estas duas modalidades, é só continuar lendo este artigo!


O que é CrossFit?

CrossfitO CrossFit é um programa de condicionamento físico completo, sendo assim, o objetivo de um praticante de CrossFit (seja um atleta profissional ou um atleta recreativo) é desenvolver ao máximo as suas capacidade físicas.

O praticante de Crossfit é conhecido popularmente como ATLETA MARGINAL. Isso quer dizer que ele está à margem daquilo que se espera de atletas de modalidades específicas.
Ou seja, um crossfitter provavelmente não será tão forte quanto um levantador olímpico, mas ele com certeza conseguirá mover altas cargas em levantamentos básicos.

Os treinos de Crossfit são desenvolvidos com base em exercícios:

  • Intensos: Exercícios intensos são a chave principal para atingir resultados mais satisfatórios. Assim, sua capacidade de realizar os treinos fica a cada dia mais eficiente e claro, você chega mais rápido ao seu objetivo.
  • Funcionais: Estes são os famosos exercícios que preparam você para as atividades cotidianas, e ajudam a tornar a correria da sua rotina muito mais fácil. Em resumo, qualquer tarefa do seu dia que exija caminhada rápida, arrastar objetos pesados, carregar caixas, entre outras atividades, vão passar praticamente despercebidas, pois seu condicionamento físico estará em dia.
  • Variados: No crossfit, a rotina não tem vez! Os treinos são constantemente modificados, e consequentemente você prepara seu corpo para diversas situações que possam demandar preparo físico.

Por essas razões, o crossfit acabou caindo nas graças de muitas pessoas, principalmente as que se sentiam entediadas em realizar exercícios de repetição com aparelhos (musculação) onde a única mudança eram os pesos utilizados. No crossfit existe uma variedade infinita de exercícios, de forma que você sente que está sempre fazendo algo novo!

Os exercícios tradicionalmente mais comuns dentro do crossfit são realizados dentro das seguintes subcategorias: ginástica olímpica, treino de cardio e levantamento de pesos olímpicos.

Benefícios do Crossfit

Sem dúvidas, não temos como falar em benefícios do crossfit sem mencionar um dos principais: Estética. Você já deve ter percebido que os praticantes desta modalidade esbanjam um físico invejável e uma aparência saudável e longe das gordurinhas incômodas. E você pode acreditar: o crossfit faz isso com o seu corpo! Tonificar musculatura e queimar gordura são  resultados que você perceberá em menos tempo do que você imagina!

A estética nesse caso é uma consequência do desenvolvimento do condicionamento físico e obviamente, aliado ao planejamento alimentar eficiente, pois sem o auxílio da alimentação correta, os resultados jamais serão totalmente satisfatórios.

Além dos benefícios estéticos, o crossfit também melhora suas capacidades de velocidade, flexibilidade, força, resistência cardio respiratória e muscular, equilíbrio, coordenação, agilidade e claro, sua saúde em geral.

Musculação

Musculação

Na musculação, o objetivo principal é o desenvolvimento muscular, ou seja: possui motivação voltada para a estética. Um fisiculturista, por exemplo, precisa ter um corpo grande e bem desenvolvido, um percentual de gordura muito baixo e uma simetria entre seus segmentos corporais que beira a “perfeição”.

Mas diferentemente do Crossfit, isso não garante que ele tenha um bom desenvolvimento nas demais capacidades físicas. E esse nem é seu objetivo, diga-se de passagem.

No caso de pessoas que não são atletas profissionais, que utilizam a musculação  para moldar o corpo de forma a estar hipertrofiado e com baixo percentual de gordura isso não é diferente. Isso porque todos os treinos de musculação estimulam a força e a resistência, independente do grau de pesos que você utiliza ou se visa participar de competições de fisiculturismo.

A execução dos movimentos consiste em utilizar a força da gravidade e a resistência gerada por aparelhos, pesos, barras e até mesmo o peso do corpo para conferir força aos músculos através de movimentos de repetição.

Benefícios da Musculação

É inegável o resultado estético que a musculação bem executada confere aos praticantes. Muitos estudos sugerem, inclusive, que é a melhor modalidade para moldar o corpo e reduzir gordura corporal, contrariando a crença de que somente exercícios aeróbicos como corrida, caminhadas longas e aulas de ginástica poderiam trazer este resultado.

Além disso, o desempenho atlético também melhora consideravelmente, assim como a força e disposição dos praticantes.

A saúde de quem passa a praticar musculação também é beneficiada, prevenindo algumas doenças musculares e dos ossos, melhorando a postura (e consequentemente protegendo a coluna de possíveis lesões posturais), melhora dos marcadores bioquímicos e na mobilidade em geral.

Sem dúvida uma modalidade que nos beneficia por dentro e por fora, e que cresce a cada dia mais graças a todos estes fatores positivos.

Talvez a diferença mais marcante seja o foco das duas modalidades.

Fazendo uma rápida recapitulação, estas são as principais diferenças entre os dois: Dinamismo entre os treinos e condicionamento físico que cada um confere ao praticante.

Mas afinal, quando falamos em resposta muscular, qual dois dois devemos escolher para ganhar massa? E para apenas definir a musculatura? Os dois atendem estes dois propósitos igualmente? Calma, que nós te explicamos a seguir!


Crossfit ou Musculação e Hipertrofia

Musculação ou Crossfit: Qual escolher para definição e hipertrofia muscular?

Essa é uma dúvida comum dentro do universo fitness, afinal você não vai querer escolher a modalidade errada para o seu objetivo, e consequentemente prejudicá-lo, não é?

A verdade é que em ambas as modalidades você alcançará hipertrofia e definição muscular. O grande ponto que você deve considerar é: Quanto de hipertrofia e definição você almeja ter? Você quer ter o aspecto de um fisiculturista? Se sim, você deve correr para a sala de musculação.

Ou não. Você quer ter um corpo atlético, com um percentual de gordura médio/baixo (aqui dependerá muito da sua alimentação) e ainda ter um condicionamento físico bacana, que lhe permita jogar futebol com seus amigos, dar aquela corrida aos finais de semana e etc? Nesse caso, o CrossFit “foi feito” para você!

Crossfit ou Musculação para ganho de massa muscular?

Já é sabido que o ganho de massa é uma consequência da musculação, mas quando o assunto é Crossfit, bate aquela dúvida: “Eu REALMENTE GANHO MASSA MAGRA nesta modalidade!” Bem, como foi dito anteriormente, você pode ficar tranquilo: você ganhará massa muscular através da prática do Crossfit. A maioria das pessoas hoje não está inserida no grupo que está praticando o fisiculturismo, onde o ganho de massa precisa ser muito superior ao adquirido através do Crossfit. Portanto, pode se matricular no Crossfit, pois você ganhará massa muscular consideravelmente e reduzirá seu percentual de gordura, assim como na musculação.

Resumindo: Tudo vai depender do seu objetivo principal. Mas é claro que muitas pessoas conseguem combinar ambas as modalidades, pois como você viu, ambas oferecem benefícios diferentes, e muitos praticantes de musculação que visavam um ganho de massa grande, acabaram se apaixonando pelo Crossfit, e deram um jeitinho de incluí-lo na sua rotina, de forma que não prejudicasse o seu objetivo. E vice-versa. Portanto, o segredo é você ter em mente o que você deseja alcançar e estar sempre amparado de um profissional capacitado para orientá-lo, certo?

Alimentação para Crossfit e Musculação

Independente da modalidade escolhida por você, é fundamental que sua alimentação esteja de acordo com o seu objetivo, pois neste ponto ambas as modalidades são iguais: Necessitam de um plano alimentar correto para que os resultados apareçam.

Por isso, é fundamental que você exclua da sua alimentação alimentos industrializados, doces, evite excesso de sal, bebidas alcoólicas e o mais importante: Distribua corretamente as proteínas, carboidratos e gorduras dentro do seu plano alimentar. Para que você consiga realizar todas estas mudanças dentro das suas possibilidades e particularidades é de total importância que você busque auxílio profissional de um nutricionista, ok? Afinal, alimentação errada prejudica o seu treino e os seus resultados!

Suplementação para Crossfit e Musculação

Os suplementos surgiram para otimizar e melhorar os resultados dos seus treinos e é cientificamente comprovado que a sua utilização é benéfica não só dentro da sua rotina de exercícios como em outros momentos da sua vida, até mesmo em situações patológicas.

Dentro do Crossfit e da Musculação, o papel dos suplementos alimentares é fundamental, pois os objetivos principais dentro destas modalidades são diminuição do percentual de gordura corpórea e ganho de massa muscular (podendo ser maior ou menor dependendo da modalidade escolhida). Veja os principais suplementos que você pode incluir na sua dieta:

– Whey Protein:

O Whey Protein é produzido a partir do soro do leite, e possui aminoácidos essenciais, que são fundamentais para o processo de construção e recuperação muscular. Você pode utilizar a forma concentrada, isolada ou hidrolisada, dependendo do seu objetivo e estratégia nutricional.

Muitas pessoas acreditam que somente os praticantes de musculação devem fazer uso do Whey Protein, mas a verdade é que ele é muito bem vindo no pós treino de Crossfit também! Por ser uma modalidade muito exaustiva e que exige muito da musculatura, a quantidade de energia e de nutrientes a ser ofertada necessita ser maior também.

Com a ingestão do Whey Protein você garante um ótimo aporte de proteínas e ainda melhora a sua recuperação muscular!

– Suplementos de Carboidratos:

Ambas as atividades exigem um aumento de calorias significativo no seu plano alimentar, e claro, você precisará de energia para concluir seus treinos. Assim, é de grande validade e praticidade a utilização de suplementos de carboidratos, principalmente no pré-treino, e dependendo da intensidade do mesmo, durante os exercícios também. Também podem ser utilizados em outros períodos do dia, para aumentar a densidade calórica das suas preparações, principalmente por quem tem dificuldade em ingerir grandes quantidades de alimentos.

No caso do pré-treino, algumas questões devem ser levadas em consideração, como por exemplo: tempo de treino, tipo de treino, objetivo, perfil bioquímico (pessoas com predisposição a problemas glicêmicos são geralmente desaconselhadas a utilizar determinados tipos de estratégias envolvendo suplementos de carboidratos), e claro, a alimentação.

É primordial que você esteja seguindo uma dieta equilibrada, e devidamente fracionada, evitando longos períodos sem se alimentar e consequentemente treinando apenas com a ingestão de uma dose de suplemento a base de carboidratos.

É comum que nestas situações o corpo sofra com os efeitos de picos de insulina, como tonturas, enjôos e indisposições. Via de regra, os suplementos a base de carboidratos complexos como Maltodextrina e Waxy Maize minimizam as chances de ocorrerem picos de insulina, por apresentarem índice glicêmico moderado, mas como cada indivíduo responde de uma maneira diferente às intervenções nutricionais, você deve sempre procurar um nutricionista para que ele avalie o seu perfil e ajuste a suplementação correta para você.

Quanto às estratégia para utilização no pós treino, é fundamental que você converse com o seu nutricionista para que vocês entrem em um consenso sobre qual é a mais interessante para o seu caso. Existem pessoas e profissionais que preferem misturar carboidratos junto ao Whey para ofertar aminoácidos essenciais e repôr o glicogênio perdido no exercício com o carboidrato.

Você precisa apenas ter em mente que a ideia do Whey é oferecer rápida absorção de aminoácidos, e que talvez a inserção de carboidratos retarde este processo, o que não é interessante, principalmente se você investiu em um Whey zero carbo, visando essa rapidez na absorção. Mas é claro que tudo depende da estratégia e da sua disponibilidade, pois talvez você não tenha tempo de se alimentar no pós-treino e a única alternativa seja utilizar os dois produtos juntos.

Neste caso é mais benéfico retardar um pouco a absorção de aminoácidos oferecendo o carboidrato junto, do que deixar de repor o glicogênio perdido durante o exercício. Como você vê, “cada caso é um caso”, portanto, converse com seu nutricionista para que ele lhe oriente sobre a melhor estratégia.

– BCAA:

Os BCAA’s são aminoácidos essenciais fundamentais no pós treino pois auxiliam no processo de recuperação e hipertrofia. Porém, tem um papel de grande importância no pré treino, em ambas as modalidades: Retarda a fadiga durante os exercícios, e faz com que você os realize com muito mais facilidade que o normal.

E acredite: Este é um GRANDE recurso para você utilizar tanto na musculação quanto no crossfit, visto que devido a intensidade e duração do treino, muitas vezes os praticantes não conseguem fazê-los até o fim.

– Ômega 3:

Além de ser uma gordura boa, o ômega 3 melhora o seu desempenho nos treinos, reduz as dores musculares, acelera o tempo de recuperação e ainda atua fortalecendo o seu sistema imunológico. Sem dúvidas, um excelente recurso para os praticantes de musculação e crossfit.

– L-Carnitina:

Imagine um suplemento que transforma a gordura do seu corpo em fonte de energia e de quebra, ainda te ajuda a construir musculatura… Imaginou? Pois bem, ele existe e é a L – Carnitina! Além dos benefícios termogênicos e hipertróficos citados, a L-Carnitina ainda te ajuda a melhorar o desempenho e também fortalece sua imunidade! Perfeito, não é?

Creatina:

A creatina é sintetizada naturalmente por nosso corpo, porém, é normalmente utilizada dentro dos treinos de musculação e crossfit por aumentar a força, auxiliando assim o levantamento de peso, estender o treino e melhorar a fadiga muscular.

Algumas pessoas notam um aumento na balança com a utilização de creatina, acreditando que estão engordando, porém não é nada disso!

Na verdade, devemos sempre lembrar que nossa musculatura é composta por 70% de água, e o que ocorrerá nesta situação, é um aumento de peso devido a retenção de água que o músculo realiza (e que ele está apto a realizar devido à sua fisiologia) o que  auxilia no levantamento dos pesos. Portanto, não se assuste com a balança, certo?

– Cafeína:

Muito utilizada para auxiliar a acelerar o metabolismo e queimar gordura, a cafeína também confere mais energia e disposição ao praticante de exercícios. Dentro da categoria dos termogênicos a cafeína é a mais comumente consumida, e aparece ainda como composto principal de outros suplementos destinados a aceleração do metabolismo.

– Multivitamínicos:

A demanda de vitaminas e minerais para praticantes de atividades de grande intensidade costuma ser superior à necessidade de pessoas que são sedentárias ou praticam atividades leves, o que tornou comum o hábito de consumir suplementos vitamínicos por este público. Certamente, são um grande aliado dos seus treinos e claro, da sua saúde!

A suplementação traz inúmeros benefícios e sem dúvidas facilita muito a vida dos praticantes de atividades físicas de grande intensidade, porém é indispensável que você consuma estes suplementos sob orientação de um nutricionista, certo?


Seja CrossFit ou Musculação, lembre-se!

Tenha em mente que quanto mais específico é seu treino, mais próximo você estará de objetivos específicos. Portanto, defina seu objetivo, trace uma estratégia baseado no treino que melhor atende suas necessidades e organize sua alimentação e suplementação de acordo com este objetivo. Nós garantimos: os resultados aparecerão logo logo!  E lembre-se: no que diz respeito à suplementação de qualidade, você pode contar sempre com a Império do Corpo para adquirir os melhores produtos do mercado! Acesse nosso site e escolha já os seus produtos!

David Haron Khalil Reda é paranaense e Acadêmico em Educação Física e Pós Graduando em Fisiologia do Exercício. Atualmente é Coach no Moinho Crossfit (CrossFit Level 1 Trainer).
Além disso têm se Especializado nas Metodologias Core 360 Trainer e Intensidade Total (Waldemar Guimarães).