Musculação e álcool: Proibido ou liberado?

Se você está malhando pesado para ganhar massa magra, segue a dieta à risca e suplementa corretamente, mas não consegue ficar sem a cervejinha ou drink favorito, este texto é para você!

Neste artigo você vai ter a resposta para algumas perguntas bem comuns como:

  • Bebidas alcoólicas causam queda na produção de testosterona?
  • Prejudicam a absorção das vitaminas?
  • Causam desidratação? …entre outros assuntos

Prepare-se para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto através deste artigo exclusivo que nós da Império do Corpo preparamos para você!


Bebidas alcoólicas: Prejudica realmente os resultados?

Bem, vamos por partes. Já está mais do que claro para todo mundo que o álcool é prejudicial para a saúde de todos por diversos motivos, mas é inegável que o seu consumo se trata de uma questão cultural que atinge uma parcela CONSIDERÁVEL da população, e é exatamente por este motivo que esta dúvida aparece tanto.

Bem, estudos comprovam que SIM, o consumo de álcool impacta diretamente alguns mecanismos essenciais para o ganho de massa magra (explicaremos estes mecanismos mais adiante), e a discussão que este assunto gera se dá por conta de uma divergência entre os estudos científicos a respeito deste assunto.

Resumindo: Apesar de haverem estudos desaconselhando totalmente o consumo de álcool para quem deseja ganhar massa, existem outros sugerindo que uma quantidade pequena de álcool esporadicamente não causaria danos consideráveis. Mas a verdade é uma só: Quem está realmente focado em ganhar massa magra dificilmente ingere bebidas alcoólicas, você já deve ter percebido isso. E já deve ter percebido também, que os resultados destas pessoas costumam ser bastante satisfatórios, pois priorizam hábitos saudáveis. Mas vamos ao que interessa: Os efeitos do álcool no organismo.

Bebidas alcoólicas e Efeitos Adversos

Não é novidade para ninguém que ganhar massa magra e alcançar o shape que você deseja pode ser bem difícil em alguns casos, e tudo que você não quer é fazer algo que atrase mais ainda o seu progresso. E independente do quanto isso pode ser prejudicial para o ganho de massa, uma coisa é certa: Ele VAI causar efeitos adversos sim. Veja os principais:

 

  • Déficit na absorção de vitaminas:  Já comentamos diversas vezes aqui no blog que um corpo bem nutrido constrói um ambiente perfeito para o ganho de massa magra. O problema é que quando você consome álcool o seu fígado começa a trabalhar para eliminá-lo o mais rápido possível do seu corpo, e com isso, muitas vitaminas e minerais acabam sendo eliminadas também. Ou seja: o álcool já começa prejudicando algo de extrema importância não só para seus resultados na musculação como para sua saúde num todo.
  • Queda na produção de testosterona: A ação negativa do álcool nas funções cerebrais e reprodutivas é bem documentada na literatura, mas muita gente ainda reluta em aceitar o fato, pois não deseja mudar os hábitos e se agarra com unhas dentes à teoria de que “só um pouquinho não faz mal”. Bem, a verdade é que faz mal sim! A queda da produção de testosterona é real, e embora alguns artigos afirmem que é necessário beber muito para esta resposta ocorrer, devemos lembrar que cada pessoa é única e responde de uma forma a diferentes intervenções, de forma que não podemos garantir que sua produção de testosterona será mínima e isso não vai atrapalhar seu ganho de massa. Por isso, é melhor evitar, não é?
  • Desidratação: Quem nunca bebeu um pouco a mais e foi inúmeras vezes ao banheiro urinar? Bem, nós gostaríamos de dizer que tudo que você urina enquanto bebe é somente a bebida alcoólica que você está consumindo, mas infelizmente você está perdendo água também (junto com as vitaminas e minerais que mencionamos anteriormente). E como nós sempre frisamos por aqui, a água é fundamental para quem está em processo de ganho de massa. Imagine o impacto catastrófico nos resultados de quem ingere bebidas alcoólicas 3 vezes na semana (sexta, sábado e domingo)?
  • Queda na capacidade de sintetizar proteínas: Alguns estudos sugerem que a preocupação das pessoas com este fato é uma bobagem, pois a queda na síntese de proteínas seria transitória e nada significativa para realmente causar alarde. Mas a verdade é que isso acontece sim, e você deve levar este fato em consideração, afinal, se em muitos casos é extremamente trabalhoso chegar ao seu objetivo quando você está totalmente focado, imagine o quanto você demorará a alcançar o seu tão sonhado shape se sabotar seus ganhos bebendo álcool no fim de semana.

Como você pôde ver, os danos relacionados ao ganho de massa magra são reais, embora muitas pessoas ainda afirmem que poucas quantidades não impactam no seu ganho de massa. Mas o fato é que mesmo se você levar em consideração os estudos que indicam que os danos não são tão grandes assim, não há como indicar uma quantidade de bebida “segura” visto que cada ser humano tem um organismo diferente.

Por essa razão, a melhor opção é usar o bom senso na hora de tomar esta decisão. Afinal, se o álcool se trata de uma substância extremamente prejudicial à saúde, porque você que está levando uma vida mais saudável com alimentação, suplementação e exercícios vai ingerir esta substância e correr o risco de retardar e até mesmo prejudicar o seu progresso e desempenho?

Musculação e álcool: Proibido ou liberado?

O caminho para o ganho de massa magra pode ser árduo, e sem dúvidas você precisará abrir mão de alguns velhos hábitos, mas nós garantimos: O resultado é extremamente compensador!

Nós sabemos que a escolha de excluir o álcool de vez da sua vida é somente sua, e talvez você escolha consumi-lo de vez em quando e aceitar as consequências. Portanto, para que os danos sejam minimizados, trouxemos algumas dicas gerais para ocasiões em que você resolva ingerir bebidas alcoólicas. Veja:  

  • Beba muita água: Durante o dia e também após a ingestão de bebida alcoólica.
  • Esteja bem alimentado: Se ingerir álcool já é prejudicial, imagine fazer isso de barriga vazia. Portanto, previna-se e faça uma refeição caprichada antes!
  • Beba com moderação: Se você está em uma ocasião em que você escolheu ingerir álcool, procure beber o menos possível.
  • Utilize proteínas de baixa digestibilidade: Suplementar Caseína algumas horas antes de ingerir bebida alcoólica, por exemplo, pode ser uma boa alternativa, assim você garante que a musculatura estará recebendo proteínas lentamente, o que pode te ajudar a evitar o catabolismo.

Gostou do nosso artigo? Gostaria de potencializar seus resultados com suplementação de qualidade? Então visite nosso site e escolha seus produtos preferidos com segurança e rapidez!

Nutricionista graduada pela Universidade La Salle, especializada em atendimento clínico, esportivo e funcional.