Suplementação para Ganho de Massa Muscular

É inegável que a preocupação com a saúde e alimentação tem crescido em grande escala nos últimos anos, e isso é excelente por diversas razões, mas principalmente por conseguir garantir uma geração de pessoas mais saudáveis e livres de doenças crônicas. Embora esta preocupação com a saúde seja extremamente sadia, não há dúvidas que a estética tem um peso muito grande nesta busca por um estilo de vida baseado em alimentação saudável e exercícios regulares. Dentro deste contexto, a procura por suplementação para ganhar massa magra e auxiliar as pessoas a melhorarem seu desempenho em exercícios é cada vez maior, devido aos inúmeros resultados positivos que apresentam. Mas você sabe como utilizá-los? Sabe para que servem? E como escolher as melhores opções? Calma que nós da Império do Corpo respondemos estas e muitas outras dúvidas neste artigo. Leia até o final e fique por dentro do universo da suplementação!


Suplementação: Por que utilizar?

A suplementação surgiu basicamente para suprir as necessidades nutricionais das pessoas quando estas não conseguem atingi-las por meio de alimentos e é muito eficaz para esta finalidade, sendo muitas vezes utilizada por pessoas hospitalizadas e idosos, a fim de evitar episódios de desnutrição.

Mas é claro que com o passar das décadas a indústria de suplementos evoluiu muito e com o avanço de pesquisas no ramo de alimentação, esporte e suplementação esportiva se conseguiu produzir produtos com uma excelente qualidade e resposta metabólica, e claro, o seu uso cresceu e se popularizou com grande rapidez.

E esse é o principal motivo para a suplementação ser tão recomendada: Ela REALMENTE te ajuda a ganhar massa magra, e nós bem sabemos o quanto este processo pode ser difícil em alguns casos, certo? Pois bem, a suplementação correta é sem dúvidas um dos pilares para ganhar massa de forma consistente.

Além do mais, a suplementação facilita MUITO a vida dos praticantes de atividades físicas, afinal, a rotina da população brasileira está a cada dia mais corrida, de forma que em muitos casos não é possível se alimentar corretamente, principalmente nos períodos mais críticos para quem deseja ganhar massa magra (pré e pós-treino). Com a facilidade de transportar, preparar e consumir de forma fácil, rápida e em qualquer lugar, a suplementação acabou se tornando a melhor amiga de muitas pessoas.

É claro que quando falamos em suplementação, nos referimos ao uso com indicação de um profissional qualificado, afinal até mesmo o uso de produtos de excelente qualidade se feito de forma errada, pode causar efeitos bem contrários aos seus objetivos. Portanto, busque sempre ajuda de um nutricionista para avaliar seu caso, e nada de copiar a suplementação e dieta dos amigos, certo?

Para que você não tenha mais dúvidas sobre a funcionalidade e indicação da suplementação, nós preparamos um pequeno guia com os principais produtos utilizados pelos praticantes de atividades físicas. Veja só:

Suplementação para ganho de massa: Hipercalóricos

Esta classe de suplementos, assim como o nome já sugere, costuma apresentar um valor calórico bastante significativo por porção. Na sua formulação normalmente podemos encontrar proteínas,  lipídios e algumas vitaminas e minerais mas seu macronutriente principal é o carboidrato, que pode ser de baixo índice glicêmico, alto índice glicêmico ou um misto de ambos.

A recomendação para o uso deste produto é direcionada, normalmente, para indivíduos com dificuldade em ganhar peso por conta do metabolismo acelerado ou pessoas que por alguma razão não conseguem atingir a necessidade calórica diária.

Visto que a quantidade de calorias por dia aumenta significativamente quando passamos a nos exercitar e desejamos ganhar massa magra, é muito comum que os hipercalóricos sejam utilizados dentro da dieta de quem se exercita.

Devido a sua grande densidade calórica, dificilmente este produto é utilizado por quem deseja perder peso ou busca apenas definição muscular com redução de percentual de gordura. Por esta razão que sempre frisamos que é fundamental buscar auxílio profissional, pois este produto que é incrível para determinados públicos pode ser um grande inimigo para outros. O segredo é não utilizar nenhum suplemento sem orientação profissional.

Seu uso é feito geralmente no pré-treino e em horários onde o indivíduo não consegue se alimentar corretamente, e sua ingestão calórica está deficitária.

Confira nossa linha de hipercalóricos, clicando aqui!

Suplementação para ganho de massa: Proteínas

Já é de conhecimento geral que quando submetida a treinamento de força, a musculatura precisa de proteínas para crescer de forma satisfatória, e sem a oferta deste macronutriente de forma correta é praticamente impossível ganhar massa magra. E é exatamente aí que a suplementação de proteína se torna fundamental para alcançar aquele shape tão sonhado.

Nesta categoria, existe uma vasta lista de produtos que podem ser utilizados e todos com excelentes resultados! Veja os principais:

Whey Protein: O produto mais vendido no universo da suplementação não carrega este título em vão. Produzido a partir do soro do leite, o whey protein apresenta uma vasta lista de aminoácidos, incluindo os essenciais (Valina, Leucina e Isoleucina), que estão diretamente ligados aos mecanismos bioquímicos responsáveis pela hipertrofia muscular. Por esta razão, sua utilização no pós-treino é de grande ajuda para o ganho de massa magra, visto que este é o período onde a fibra muscular necessita de nutrientes (principalmente proteína) para recuperar-se dos danos causados pelo exercício e, consequentemente, promover o seu crescimento. Podemos encontrar o Whey Protein em 3 formas distintas: Concentrado, Isolado ou Hidrolisado. A diferença básica entre os três se encontra na quantidade de carboidrato e no processo de filtração das proteínas, apresentando assim, moléculas maiores e absorção mais lenta na opção concentrada em comparação às opções isolada e hidrolisada. O seu objetivo com o treino e suplementação irá guiar o seu nutricionista para a escolha da melhor opção para indicar para você.

Embora seu uso seja de extrema importância para o pós-treino,  é comum que algumas pessoas utilizem em outros horários do dia, caso não consigam se alimentar corretamente. Afinal, se você está sem boas opções para os lanches e na correria do dia-a-dia, é melhor utilizar uma dose de Whey Protein do que consumir alimentos de baixa qualidade nutricional e que comprometerão seus resultados, não é?

Resumindo: Se pudéssemos indicar um suplemento indispensável para ganho de massa magra, este suplemento seria o Whey Protein. Portanto, invista nele e espere por excelentes resultados!

BCAA: Lembra-se dos aminoácidos essenciais que mencionamos no tópico anterior? Bem, eles também são conhecidos como “BCAA’s” e necessitamos ingeri-los através de alimentos e suplementos, pois nosso corpo não produz esta classe de aminoácidos. Fundamentais para o ganho de massa, esse produto assim como o Whey Protein costuma ser utilizado no pós-treino para reparar a musculatura e promover o ganho de massa magra. Porém, seus benefícios se estendem também para o pré-treino, pois os BCAA’s reduzem a fadiga e minimizam as dores que ocorrem durante o treino, fazendo que o rendimento do indivíduo seja muito satisfatório.

Além destes benefícios, os BCAA’s também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e também são de grande validade para quem quer perder peso, afinal sua composição é unicamente de aminoácidos (que são o substrato necessário para formação de proteínas) e não a proteína propriamente dita.

É possível encontrar este produto em duas formas: Em pó e em cápsulas. Desta forma, fica a critério do indivíduo escolher a forma de consumo que mais lhe agrada.

Albumina: Produzida a partir de claras de ovos, essa versão pasteurizada é uma fonte de proteína maravilhosa para quem quer ganhar massa e tem uma demanda proteica aumentada por conta dos exercícios. Pode-se utilizar a albumina entre as refeições, conforme indicação do seu nutricionista.

Caseína: Derivada do leite, a caseína é uma proteína de alta qualidade e de grande importância para quem quer ganhar massa. O seu diferencial está na sua digestibilidade mais lenta em relação às demais proteínas. Este fator é positivo pois como se sabe, para se ter sucesso no ganho de massa magra é fundamental manter a musculatura recebendo suprimento proteico durante o maior tempo possível, e através da suplementação de caseína é possível realizar este fornecimento por várias horas. Por esta razão, costuma-se utilizar este produto antes de dormir e em ocasiões em que não será possível ingerir proteína por várias horas.

Creatina:  A creatina fornece energia para que se consiga realizar os treinos, reduz a sensação de fadiga e auxilia na recuperação muscular e claro, ajuda no crescimento da musculatura propriamente dita. Através de seu uso é possível que as células musculares absorvam mais água e desta forma se torne mais fácil aumentarem de tamanho após estímulos de força. Ou seja: a creatina te ajuda E MUITO a buscar aquele resultado que você tanto sonha! É importante seguir a recomendação de cerca de 3 gramas ao dia, juntamente com carboidratos, assim você melhora a absorção deste suplemento.

Glutamina: Este aminoácido está envolvido no fortalecimento do sistema imunológico, recuperação muscular e aumento da massa magra. A síntese de proteína fica facilitada com a suplementação de glutamina pois aumenta o volume das células e da pressão osmótica, fazendo com que este processo seja facilitado. A recomendação costuma oscilar em torno de 5 gramas ao dia, mas lembre-se sempre de consultar seu nutricionista para avaliar a quantidade exata para você.

Suplementação para ganho de massa: Multivitamínicos

Para que seja possível ganhar massa de forma satisfatória e consistente é muito importante que seu corpo esteja nutrido adequadamente, de forma que suas reservas de vitaminas e minerais sejam suficientes para garantir que seu corpo entre em anabolismo de forma saudável e bem sucedida. Sabe-se que uma alimentação variada, natural e balanceada pode garantir um bom aporte destes micronutrientes, porém nem sempre é possível alimentar-se de forma que todas as vitaminas e minerais sejam contemplados corretamente.

Como se sabe, uma grande parte da população apresenta certa dificuldade para consumir frutas, verduras e oleaginosas, principais fontes de vitaminas ou minerais. Seja por falta de hábito, tempo ou até mesmo gosto pessoal, acaba-se consumindo cada vez menos alimentos tão fundamentais.

Portanto, os multivitamínicos surgem como uma excelente opção para manter sua saúde em dia e garantir que seu ganho de massa seja alcançado com sucesso. As doses costumam variar entre 1 e 2 cápsulas ao dia, mas o ideal é que você converse com seu nutricionista e siga sua orientação de consumo.

Suplementação para Ganho de Massa - Beba bastante água

Consumo de água

Quando falamos em ganho de massa é impossível não salientar a importância de manter este hábito bem ativo na sua rotina. A água faz parte da formação da musculatura, portanto é fundamental que você beba bastante água durante o seu dia.

Você já deve ter percebido inclusive, que muitos praticantes de atividade física carregam garrafas bem maiores que as tradicionais de 500ml, para que não haja a possibilidade de esquecer de beber ou beber uma quantidade insuficiente.

É indicado que se beba em torno de 2 litros ao dia, e o mais importante: Não substituir água por outros líquidos como sucos ou chás. São dois litros de água MESMO, certo?

Ganho de massa muscular: Dicas gerais

  1. Siga sua dieta corretamente: Procure um nutricionista e siga rigorosamente suas orientações. Muitas pessoas pecam neste quesito, pois acabam adicionando coisas além do que o profissional indicou ou até mesmo retirando alimentos ou suplementos por acreditarem que não trarão o efeito desejado. Siga todas as orientações sempre!
    Confira nosso artigo sobre Dieta para ganhar massa muscular, clicando aqui!
  2. Treine pesado: Aparecer na academia de vez em quando infelizmente não vai te ajudar a alcançar o resultado que você deseja, independente de sua dieta ou suplementação. Dê o seu máximo e busque sempre orientação profissional!
  3. Evite álcool: O álcool bagunça totalmente nosso organismo, metabolismo, funções hormonais e claro, a síntese proteica. Portanto, evite o consumo.
  4. Durma no mínimo 8 horas: Esta é uma dica muito negligenciada, e caso você também não esteja dando a devida atenção ao seu período de sono, você precisa rever isso agora mesmo! O descanso é um dos pilares do ganho de massa magra, portanto programe-se para conseguir realizar uma boa janela de sono.

E aí, gostou do nosso artigo? Então que tal começar a incluir suplementação de qualidade na sua dieta e alcançar o shape dos seus sonhos? Visite nosso site e adquira agora mesmo tudo que você precisa para potencializar seus resultados!

Nutricionista graduada pela Universidade La Salle, especializada em atendimento clínico, esportivo e funcional.