Whey Protein Concentrado é bom ou Ruim?

Não é novidade que a suplementação ganhou um espaço muito grande nos últimos anos no Brasil, devido ao grande número de benefícios que os suplementos podem oferecer aos praticantes de atividade física. Entre os inúmeros produtos existentes, o mais popular é o Whey Protein. Porém, existem algumas diferenças entre os tipos de whey protein, e muitas pessoas acabam tendo dúvidas a respeito dos produtos, principalmente a respeito do Whey Protein Concentrado.

Se você também tem dúvidas a respeito do whey protein concentrado e deseja saber se ele é bom ou ruim, este artigo é pra você! Leia até o final e descubra!


Whey Protein Concentrado: O que é?

O whey protein  é um suplemento proteico de alta qualidade, produzido a partir do soro do leite, e rico em aminoácidos essenciais (aminoácidos que não produzimos e por isso, necessitamos obter através da alimentação).

Estes aminoácidos essenciais são fundamentais para manter a nutrição do corpo, o bom funcionamento dos órgãos, imunidade e claro, para obter e manter a hipertrofia muscular.

Mas especificamente, o que é o Whey Protein CONCENTRADO? Assim como os whey protein isolado e hidrolisado, o whey protein apresenta em sua composição proteínas de alto valor biológico e outros macros e micronutrientes.

Porém, os aminoácidos do whey protein isolado apresentam uma formação de moléculas “inteiras” o que acaba fazendo com que a digestão destes aminoácidos seja realizada de forma mais lenta, se compararmos com o whey protein isolado e hidrolisado.

Além disso, a concentração de carboidratos e gordura do whey protein concentrado costuma ser um pouco superior, o que acaba fazendo muitas pessoas se sentirem receosas em utilizar, por medo de engordar.

Whey Protein concentrado: Composição

Sabe-se que a concentração de proteínas, carboidratos e gorduras poderá variar de acordo com o fornecedor do produto, porém, a qualidade dos aminoácidos do whey protein não é prejudicada. Ou seja: Embora a formação molecular dos aminoácidos seja mais densa, todos eles desempenharão suas funções estruturais corretamente.

Encontramos na composição do whey protein concentrado: aminoácidos essenciais, aminoácidos não essenciais e aminoácidos condicionalmente essenciais, o que torna o whey protein concentrado um produto completo e altamente recomendável para qualquer pessoa que deseje e precise consumir proteínas de qualidade.

 

  • Aminoácidos essenciais: Como mencionado anteriormente, estes aminoácidos são denominados “essenciais” por que sua síntese pelo corpo humano é praticamente nula, e precisa ser consumido através de alimentos. Caso o indivíduo não tenha uma dieta rica em aminoácidos essenciais, é esperado que o corpo entre em perda de nitrogênio, ou seja: Apresente uma perda de massa magra, seguido de desnutrição e consequentemente um impacto bastante negativo na saúde de forma geral. Obviamente, torna-se inviável o ganho de massa magra sem a oferta deste grupo de aminoácidos, independente da qualidade e quantidade de estímulos musculares que o indivíduo realize.
  • Aminoácidos não essenciais: Os aminoácidos não essenciais também são de grande importância para a manutenção e criação de tecido muscular, porém, caso o indivíduo não consuma esse tipo de aminoácido, o corpo consegue sintetiza-los através de partículas de aminoácidos essenciais.
  • Aminoácidos condicionalmente essenciais: Os aminoácidos condicionalmente essenciais são os que podem vir a ser essenciais em casos específicos, como doenças agudas. Exemplos destes tipos de aminoácidos são tirosina e glutamina.

Quanto às quantidades e os aminoácidos encontrados no whey concentrado, geralmente encontramos o seguinte:

Aminoácidos que constituem o

Whey Protein Concentrado

                       Aminoácidos

                   (mg/g de proteína)

    Concentrado proteico do soro do

                       Leite (mg)

              

  • Alanina
  • 4,9
  • Arginina
  • 2,4
  • Asparagina
  • 3,8
  • Ácido Aspártico
  • 10,7
  • Cisteína
  • 1,7
  • Glutamina
  • 3,4
  • Ácido Glutâmico
  • 15,4
  • Glicina
  • 1,7
  • Histidina
  • 1,7
  • Isoleucina
  • 4,7
  • Leucina
  • 11,8
  • Lisina
  • 9,5
  • Metionina
  • 3,1
  • Fenilanina
  • 3,0
  • Prolina
  • 4,2
  • Serina
  • 3,9
  • Treonina
  • 4,6
  • Triptofano
  • 1,3
  • Tirosina
  • 3,4
  • Valina
  • 4,7

Whey Protein Concentrado: Para que serve

De uma forma bem ampla, o whey protein isolado pode ser utilizado por qualquer pessoa que não esteja conseguindo atingir os níveis de proteína necessários para manter as funções corporais.

Porém, como sabemos esta não é a principal finalidade do whey protein isolado. O seu uso é utilizado na maioria dos casos para obter ganho de massa magra, o que só é possível se esta suplementação for aliada a uma rotina de treinos correta e intensa.

whey protein concentrado para que serve

Geralmente, o uso do whey protein concentrado é feito por pessoas que desejam aumentar de peso e ganhar massa magra. Pessoas que almejam apenas a definição muscular costumam utilizar o whey protein isolado ou o Whey protein hidrolisado, devido à quantidade reduzida de carboidratos e lipídeos que estas duas opções apresentam.

Por esta razão, é fundamental que você saiba qual é o seu objetivo, pois assim é possível escolher o produto certo para ajudá-lo a alcançar o shape que você almeja.

Portanto, o indivíduo que deseja ganhar massa magra e aumentar o peso, irá consumir o whey protein isolado para fornecer às fibras musculares o substrato proteico necessário para recuperar e promover o crescimento muscular. Ou seja: O whey protein concentrado fornece aminoácidos de qualidade que garantem o ganho de massa muscular.

Whey Protein Engorda?

Todo suplemento ou alimentos que forem utilizados em excesso ou de forma errada podem vir a ocasionar um ganho de peso indesejado (ou seja: acúmulo de gordura corporal), o que não quer dizer que o produto ou alimento seja “ruim”, apenas que foi utilizado de forma errada.

Com o whey protein concentrado não é diferente. Se você consumi-lo de forma errada,  exagerada e não fizer atividade física e controle da alimentação, provavelmente o resultado pode ser catastrófico.

Por tanto a resposta é clara: Se você utilizar corretamente, dentro da sua rotina de exercícios e para o objetivo correto, o whey protein concentrado não engorda.

Whey Protein Concentrado Emagrece?

Não poderíamos afirmar que somente a ingestão do Whey Protein Concentrado tem potencial emagrecedor, pois devemos lembrar que sua composição é formada por proteínas, carboidratos e gorduras, portanto é um produto que apresenta calorias, e como dito anteriormente, se utilizado de forma errada, pode ocasionar até mesmo um ganho de peso.

Porém, se você utilizá-lo de forma correta e dentro de uma rotina de exercícios, o Whey Protein Concentrado pode sim ser um aliado na perda de peso e redução do percentual de gordura. Mas como?

Bem, o Whey protein concentrado pode beneficiar a sua perda de peso de duas formas: Por conta da saciedade que ele promove e por conta da queima de gordura que a musculatura definida promove.

Mas calma que a gente explica melhor!

  • Whey Protein Concentrado e saciedade: Inúmeras pessoas que estão treinando e fazendo dieta para redução de peso e gordura relatam este benefício do Whey Protein Concentrado, ou seja: Fazendo uso do Whey Protein, a vontade de comer e sensação de “ estômago vazio” parecem diminuir, e consequentemente, o consumo exagerado de alimentos também, o que é extremamente benéfico para quem deseja reduzir medidas. Isso se dá por conta da excelente quantidade de proteínas de alta qualidade, que acabam saciando   muito mais que as refeições ricas em carboidratos (o que é muito comum na mesa dos brasileiros hoje: muito carboidrato e pouca proteína e gorduras boas).
  • Queima de gordura corporal: Quando falamos sobre a ajuda do Whey Protein na queima de gordura corporal, deve-se ter em mente que o simples fato de consumir o produto não irá promover esta queima. A verdade é que este é um benefício concedido a longo prazo. Mas como assim?

Bem, como sabemos, a musculatura é metabolicamente mais ativa que a gordura, e por esta razão, quem tem uma quantidade grande de massa magra precisa ingerir grandes quantidades de calorias diariamente.  Esse sistema acaba sendo muito útil para quem deseja perder gordura localizada, pois para manter a musculatura intacta, o corpo “queima” a gordura para utilizá-la em forma de energia.

Ou seja: Treinando com grande intensidade e utilizando a suplementação para ganhar massa magra, você estará indiretamente queimando mais gordura que o normal, o que é perfeito! Por esta razão é que a musculação passou a ser muito indicada para quem deseja e precisa perder muito peso, pois quem ganha massa magra está consequentemente ajudando o corpo a eliminar gordura!

Whey Protein Concentrado: Como tomar

Essa é uma das principais dúvidas de quem resolve começar a utilizar o whey protein concentrado: Qual a forma correta de consumir o produto?

A verdade é que depende de qual é a finalidade da suplementação. Caso você não tenha como se alimentar corretamente em algum momento do dia, certamente você poderá utilizar o whey protein concentrado como uma opção saudável e fácil.

Desta forma,  você estará consumindo um produto rico em proteínas boas, carboidratos e lipídios, o que é infinitamente melhor que utilizar lanches com pouco valor nutricional na hora que a fome bater (hábito muito comum entre a população, que acaba comprometendo os resultados e muitas vezes danificando a saúde).

Porém, existe um momento em que é fundamental a suplementação de whey protein concentrado para quem deseja ganhar massa magra: No pós-treino. O pós-treino é o momento onde a musculatura está mais “aberta” para receber nutrientes, portanto, a ingestão de um produto rico em aminoácidos essenciais neste momento é muito importante para que a musculatura se recupere, e consequentemente hipertrofie.

Quanto à forma de preparo, embora exista quem não abre mão de diluir o whey protein concentrado no leite por conta do sabor, a forma correta de se consumir o produto é com diluição em ÁGUA. Isso porque a velocidade de absorção do whey protein é naturalmente mais rápida que o leite, e quando misturamos os dois produtos, a digestão e absorção acabam sendo muito mais lenta.

whey protein concentrado como tomar

Outro ponto a se considerar é que a densidade calórica da mistura do whey protein concentrado com leite tende a ser maior, enquanto que com a diluição em água, você consome somente as calorias contidas na porção indicada de whey protein.

Nós sabemos que muitas pessoas acabam tendo dificuldade com o sabor e acabam enjoando do produto, mas lembre-se: Vale muito a pena investir neste recurso. A nossa dica para você é: Varie os sabores do whey protein! Desta forma, torna-se mais fácil o consumo e você não enjoará dos sabores.

Whey Protein Concentrado: Contraindicações

Como sabemos, o whey protein concentrado é um suplemento feito a partir do soro do leite, portanto, trata-se de um produto composto por nutrientes que nosso corpo reconhece muito bem, por isso, raras exceções devem evitar o consumo do produto.

Intolerantes à lactose, por exemplo, não costumam tolerar bem o whey protein concentrado, por isso devem preferir o whey protein isolado ou hidrolisado, que geralmente são muito bem aceitos por este público.

Indivíduos com insuficiência renal confirmada, casos de doenças dos rins na família ou qualquer tipo de doença crônica grave, devem primeiramente consultar um médico para avaliar se existem condições de introduzir o suplemento.

Caso você esteja em perfeito estado de saúde, também é indicado que você busque um bom nutricionista para que você seja devidamente avaliado e receba a quantidade ideal de suplemento e um plano alimentar que sirva para o seu objetivo e seja harmonicamente combinada com a suplementação.

Embora saibamos que muitas pessoas utilizam a suplementação sem a devida orientação, nós indicamos que você procure sempre ajuda profissional, assim você protege sua saúde e chega muito mais rápido ao seu objetivo!

Whey Protein Concentrado: Posso combinar com outros suplementos?

É muito comum o uso de outros suplementos além do whey protein concentrado, como por exemplo: termogênicos, creatina, BCAA, glutamina, hipercalóricos, enfim, uma infinidade de produtos.

A verdade é que você pode sim utilizá-los juntos para potencializar seus resultados! Apenas busque ajuda profissional para distribuí-los corretamente na sua rotina alimentar, certo?

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Nutricionista graduada pela Universidade La Salle, especializada em atendimento clínico, esportivo e funcional.